Homeopatia   .   Currículo   .   Publicações   .   Notícias   .   Contato  
Notícias
20
jun
Ansiedade

Ansiedade é uma sensação que antecede momentos de perigo real ou imaginário. Há um sentimento de incerteza que desperta o pessimismo, e a sensação de algo muito ruim vai acontecer. Um estudo populacional brasileiro encontrou 18% de prevalência de transtorno de ansiedade na população adulta. Transtornos de ansiedade são duas vezes mais frequentes em mulheres.

 Essa preocupação exagerada gera sintomas como tensão, medo ou pavor de que algo de mal possa acontecer evidenciando sintomas físicos como taquicardia, sudorese, tremores entre outros. Os sintomas são autolimitados, direcionados a uma situação particular e são proporcionais ao risco envolvido. A ansiedade normal ajuda o ser humano, cria um ambiente cognitivo de apreensão salutar e de tomada rápida de decisão.

 No entanto, há o transtorno de ansiedade, isto ocorre quando a ansiedade é desproporcional a algum acontecimento real ou imaginário e de difícil controle, causando impacto na qualidade de vida da pessoa. Esse tipo de ansiedade limita a percepção e dificulta a tomada de decisões, evoluindo com restrição social e impactando negativamente diversos aspectos da vida pessoal.

 Quando a ansiedade é generalizada, acarretando prejuízo na vida da pessoa é necessário tratamento medicamentoso e psicoterapia. Uma boa opção é começar com a homeopatia, pois ela busca o equilíbrio físico e metal, restaurando a qualidade de vida. Há medicamentos que controlam muito bem os sintomas físicos das ansiedade como a taquicardia, tensão muscular, fome excessiva e falta de ar; assim como controla os sintomas psíquicos como angústia, medo excessivo, irritabilidade e insônia (dificuldade de desligar a cabeça). A homeopatia apresenta ótimo resultado associada a psicoterapia.