Homeopatia   .   Currículo   .   Publicações   .   Notícias   .   Contato  
Notícias
14
abr
Chikungunya & Homeopatia

Chikungungya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Os principais sintomas são febre alta de início repentino, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. A doença, apesar da baixa letalidade, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez, depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

Não existe vacina ou tratamento específico para Chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre e as dores articulares. Não é recomendado usar o ácido acetilsalicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomenda-se repouso absoluto ao paciente e beber líquidos em abundância.

A homeopatia apresenta como uma opção terapêutica, pois auxilia no combate as dores articulares, prostração e na febre. A resposta com o tratamento homeopático tem sido muito favorável, reduzindo dor, edema e limitação articular.

Assim como a dengue, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança.