top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Camila Sollero

Insônia

Insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode se manifestar como dificuldade para dormir (insônia inicial), dificuldade em manter-se dormindo (insônia intermediária) ou acordar precocemente sem conseguir voltar a dormir (insônia terminal).


O tempo necessário para o sono reparador varia de uma pessoa a outra, mas a maioria precisa dormir de sete a oito horas para acordar bem disposta.


É indispensável descobrir o que esta causando essa dificuldade para dormir, pois a ausência de sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental do indivíduo. A anamnese e exame físico são os principais métodos para diagnosticar a insônia. A polissonografia pode ajudar a excluir outros tipos de distúrbios do sono. Pode-se classificar a causa da insônia em três grupos: doença física, mental ou fator ambiental.


Vale ressaltar que há benefícios ao fazer a higiene do sono, pois estas orientações podem ajudar a ter uma melhor qualidade de sono independente do problema causador da insônia. Esta consiste em procurar deitar e se levantar em horários regulares todas as noites, ir para cama somente quando estiver sonolento, evitar o álcool e cafeína perto do horário de dormir, evitar cochilos durante o dia e fazer atividade física regularmente.


A homeopatia é uma excelente opção de tratamento quando a higiene do sono não é suficiente para um sono restaurador. Ela é capaz de atuar tanto nas doenças físicas como nas mentais e não causa sonolência diurna. O tratamento homeopático visa tratar o indivíduo e seus sintomas particulares.


Além de buscar solucionar a queixa de paciente, a homeopatia visa gerar um bem estar, um equilíbrio ao paciente, sem gerar efeitos negativos, tolerância e dependência ao medicamento.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page