top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Camila Sollero

Rinofaringites em Crianças: Febre, Coriza e Tosse.

Atualizado: 3 de jul. de 2021

As rinofaringites em crianças representam uma patologia comum, quase sempre sem gravidade.


São muito frequentes, em crianças menores de seis anos, durante o ano todo, mas com notável aumento nas mudanças de estação e nas mudanças de temperatura. Além disso, elas podem recidivar, e a sucessão de recaídas esgota o responsável e atrapalha a qualidade de vida da criança.


Sua tríade febre, coriza e tosse é bem conhecida, e facilmente debelada por um tratamento homeopático - tratamento sintomático. Não sendo necessário o uso de descongestionante nasais ou antibiótico, que muitas vezes são prescritos precocemente.


As complicações mais frequentes são as otites, tosse repetitiva e sinusite. Apesar do efeito terapêutico positivo na crise, é necessário um tratamento da criança, ou seja, tratar o doente e não a doença. Medicando muitas vezes com os medicamentos sistêmico e/ou constitucional que vão atenuar a sintomatologia rinofaringites, encurtar sua evolução e evitar recaída.


Vale ressaltar que é necessário um controle ambiental, evitando tapetes e bichinhos de pelúcia no quarto, além de lavagem nasal diariamente.


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page